Arquitetura....

A algum tempo estudo sobre arquitetura de software, estou lendo muito, e visualizo uma grama de divergências típica de um tema novo e ainda mal definido e mal compreendido.

Fazendo uma reflexão, conciliando as leituras com as experiências já obtidas, percebi que arquitetura puramente orientada a tecnologia pode ser um desastre ao cliente e ao modelo de negócios, não atendendo as necessidades da forma esperada e no prazo esperado, trazendo maior custo de desenvolvimento e manutenção.

Com esta percepção, acredito que o arquiteto antes de pensar em tecnologia deve conhecer o modelo de negócios e os processos de seu cliente, também é desejável conhecer os processos comumente aplicados por seus órgãos reguladores.

Como atualmente trabalho em uma empresa da área de Telecom, resolvi “garimpar” na iInternet, e encontrei o eTOM (enhanced Telecom Operations Map), que é um padrão para processos de negócio para a indústria de telecomunicações. Ele descreve o escopo completo dos processos de negócios requeridos por um provedor de serviço, definindo os elementos chave e a interação entre eles.

Muito interessante, recomendo a todos que possuem o mesmo interesse.


Referência:
eTOM (enhanced Telecom Operations Map)

eTOM (enhanced Telecom Operations Map)

eTOM: um guia para as operadoras

O que é
Quadro Conceitual Global
Visão a nível do CEO
Contexto da Operadora
Considerações Finais

Nenhum comentário: