Oque todos devemos entender sobre as metodologias?

Cada metologia nasce dentro em um determinado escopo, normalmente atrelado a um tipo de industria e necessidade bem específica, logo, é natural que uma sirva para um modelo de negócio, mas não sirva para outro, também é natural que parte dela sirva, e outra não, sendo necessário adaptar e refinar.

Gosto muito da ideia de utilizarmos várias metologias a fim de agrupar as melhores práticas de cada uma. Sei que muitos dizem que isto é ruim, que desta forma criamos um Frankeistein. A estes questiono:
- “Existe alguma metologia que serve 100% a sua empresa/realidade?”.
Se a reposta é sim, ótimo, isto significa que provavelmente a area de atuação de sua empresa é muito próxima ou a mesma daquela que tornou realidade o nascimento da metologia da qual você está aderente.
Se a resposta é não, oque fazer? Mudar a empresa, ou adaptar o processo?

Fazendo uma analogia:
- “É o sistema que deve se adaptar as necessidades do cliente ou o cliente que deve se adaptar ao cliente?”
Normalmente, o cliente não quer mudar, quer algo que se adeque perfeitamente a suas necessidades, entendo que as vezes não é possível, pois o cliente tem um processo bagunçado ou nem tem processo, sendo necessário primeiro “ajeitar a casa”.

Em meu entendimento, se uma empresa possuí processos que a tornam lucrativa, não há motivo de muda-la e sim, adaptar e agregar melhores práticas a suas necessidades a fim de potencializa-la e refinar cada vez mais o seu método de trabalho.

As metodologias modernas nasceram em empresas com necessidades específicas e ainda não documentas, e com o tempo, são cada vez mais refinadas para atingir o maior número de problemas, saindo de uma necessidade específica para tornar-se uma provedora genérica.

Devemos entender que as metodologias modernas (PMBOK, Ageis) não se propõem resolver todos os problemas, mas sim, documentam e descrevem as suas melhores práticas. Oque precisamos é nos tornarmos adaptáveis e produtivos, mesmo que isto signifique mudanças. Todos necessitamos do “jeitinho brasileiro” e entender que o equilíbrio normalmente é a melhor opção.


"Nada é permanente, salvo a mudança." (Heráclito)
"A mudança em todas as coisas é desejável." (Aristóteles)
"A mudança é o progresso através do qual o futuro invade nossas vidas."
(Alvin Toffler)
"É impossível haver progresso sem mudanças, e quem não consegue mudar a si mesmo não muda coisa alguma." (George Bernard Shaw)
"Nada é tão duradouro como a mudança." (Ludwig Borne)
“Graças, existem pessoas que se arriscam e inovam, caso contrário, o mundo seria um tédio.” (Clayton K. N. Pasos)

Nenhum comentário: